Como havia dito antes, a média
aritmética é fundamental no nosso dia-a-dia. Seu conceito não é complicado de
entender e é fácil convencer alguém a aceitar uma determinada média aplicando
apenas o processo de obtenção da mesma. Depois de um dia de planejamento com os
alunos do 1º ano “B” do turno matutino
da Escola Wilebaldo Aguiar em Massapê-ce, foi possível compreender
completamente a ideia de média aritmética
e aplicar este conceito de alguma forma.
Resolvemos calcular a média
aritmética das alturas dos cinco alunos que participaram da atividade:
Aluno
|
Altura
|
Isabele Rocha Frota
|
1,60
m
|
Maria Alessandra Morais da Silva
|
1,50 m
|
Germana Inácio
|
1,57
m
|
Maria Leidiane Silva de Maria
|
1,67 m
|
Maria Gleicivância da Costa
|
1,50
m
|
O processo é simples:
Com uma trena medimos a altura de cada aluno e fazemos o registro em um caderno em forma de tabela como acima. Após feito todos os registros, somamos todas as alturas e dividimos o resultado desta soma pela quantidade de alturas somadas, exatamente como descrito na definição de média aritmética simples.
Observe o cálculo.
Média
|
MA
= (1,6 + 1,5 + 1,57 + 1,67 + 1,5)/5
|
MA =
7,84/5
|
|
MA
= 1,57m
|
Sendo MA uma notação para Média Aritmética podemos
ver, pelos cálculos, que a média das altura dos alunos é 1,57m, ou seja,
podemos fazer a seguinte afirmação:“Os alunos participantes da atividade extra-sala,
realizada na escola Wilebaldo Aguiar tem, em média, 1,57m de altura. É
importante perceber que no meio destes alunos pode haver alguns mais altos ou
mais baixos do que a média. É aí onde mora o conceito dessa ferramenta
matemática tão importante. Com a aplicação do conceito, esperamos dessa forma,
além dos conhecimentos básicos de Matemática, inserir conhecimentos
e exemplos práticos para uso consciente do que se aprende na escola, mostrando
assim a importância de ter um bom professor, uma boa turma, uma boa relação com
todos envolvidos no processo de aprendizagem.
Está atividade só foi possível
porque os alunos, em especial os da turma 1º “B”, se dispuseram a colaborar com
o planejamento e a execução da atividade. Em virtude disso agradeço a
colaboração dos alunos : Isabele Rocha Frota, Maria Alessandra Morais da Silva, Germana Inácio, Maria Leidiane, Silva de Maria,
Maria Gleicivância da Costa. Os materiais utilizados foram papel, caneta e uma
trena comum de pedreiro.
A matemática é uma linguagem criada pelo homem para que, por meio dela, pudesse compreender e estabelecer relações e correlações entre si mesmo e o universo. E, em assim sendo, ao traduzir o mundo dentro da simplicidade e da complexidade dos números, fórmulas, cálculos e equações matemáticas, a humanidade desenvolveu uma ferramenta poderosa e fundamental da qual não pode mais prescindir.
O analfabetismo matemático é, portanto, inadmissível na contemporaneidade, marcada cada vez mais por uma crescente e intensa interação entre as pessoas e a matemática.
O analfabetismo matemático é, portanto, inadmissível na contemporaneidade, marcada cada vez mais por uma crescente e intensa interação entre as pessoas e a matemática.
Muito bom!
ResponderExcluir