quarta-feira, 27 de abril de 2016

A Matemática e os professores de Matemática em minha vida: passado, presente e futuro

     Um universitário precisa está sempre inovando e buscando novas formas de aprimorar suas ferramentas de obtenção de conhecimento. Hoje apresentarei uma maneira simples de fazer uma pequena pesquisa rápida, porém muito eficiente. Trata-se de um formulário preenchido online capaz de gerar respostas e produzir gráficos baseados nas mesmas. Fui visitar a escola pública de Ensino Fundamental Rosinha Bastos Sampaio Localizada em Meruoca – CE, Avenida Irineu Coutinho Aguiar, S/N – Centro, CEP: 62130000- para testar a eficiência desta ferramenta, ou seja, do formulário.           Conversei com o diretor José Iran Reinaldo Barros para que pudesse realizar a atividade em uma turma de 9º Ano, nesse caso, 9º Ano “C” da tarde com 35 alunos. Conversei com professor na ocasião da aula e comuniquei aos alunos a realização da atividade, esclarecendo algumas dúvidas dos mesmos (objetivo, tema, o porquê, etc). O diretor autorizou que todos os alunos fossem responder o questionário: apenas 26 alunos.
        Já com o questionário pronto – exposto na tela do computador – chamei um a um para responder as questões do formulário. Neste os alunos foram indagados a respeito de assuntos relacionados ao seguinte tema: A matemática e os professores de Matemática em mina vida: passado, presente e futuro. Acompanhe o formulário abaixo.


 
         Veja também algumas fotos tiradas durante o preenchimento do mesmo:



          Através desta "pesquisa de campo" é possível expor alguns dados a respeito do tema tratado no questionário. A seguir iremos verificar alguns alguns gráficos que mostram dados que nos fazem pensar melhor sobre o atual momento da educação pública brasileira com relação ao ensino e aprendizagem da Matemática, destacando aprendizagem, ambiente escolar, relação professor-aluno, dificuldades da disciplina perspectivas para o futuro. 

       
     Por exemplo:

       Observando o gráfico de setores ao lado vemos que a grande maioria dos alunos concordam com a forma com que os professores ensinam Matemática, para ser mais exato, cerca de 73,1%. 

        Ainda com base nos dados coletados dos 26 que responderam o questionário cerca de 12 (46,2%) acha que seu professor domina regras e formulas da disciplina. Parece muito pouco, mas representa quase metade.  Apenas 5 alunos não souberam dizer.
Veja:

        Além disso, 30.8 % acham que as provas de Matemática deverão ser práticas no futuro. Com 73,1% ou 19 alunos acham que os professores deveriam ter paciência, didática e Conteúdo Matemático e apenas 7 dos 26 alunos acham que seus professores não tem amor pela profissão. Quando perguntados que tipo de aluno eles se consideravam as respostas foram bem variadas, no entanto, notei que apenas um aluno se considerou excelente e um somente se considerou péssimo o que mostra que a conclusão está mais ou menos no meio (Regular). Acompanhe alguns Gráficos que verificam alguns dos dados citados acima.











 Com a pesquisa realizada acima a discussão do tema proposto é possível formular concepções adquiridas com a análise, feita com responsabilidade e visando o entendimento das partes interessadas, ou seja, aluno e professor. Alguns aspectos do questionário são direcionados de acordo com o tema, claro, mas com o propósito de testar a escrita, a coerência e a capacidade de compreensão do aluno. Através da observação dos gráficos gerados pelas respostas podemos constatar que ainda há muitas dificuldades, seja ela no aprendizado do aluno, na didática do professor ou ainda causas estruturais.
O baixo desempenho dos alunos em Matemática é uma realidade em muitos países, não só no Brasil.           A má fama da disciplina se deve à abordagem superficial e mecânica realizada pela escola. Falta formação aos docentes para aprofundar os aspectos mais relevantes, aqueles que possibilitam considerar os conhecimentos anteriores dos alunos, as situações didáticas e os novos saberes a construir.


Gostaria de agradecer a escola Rosinha Bastos Sampaio por possibilitar a realização desta pesquisa e , em especial, à turma 9º Ano "C" da tarde da mesma escola.

Um comentário:

  1. Excelente, Luciano. Pena que o questionário já está fechado e não podemos mais ver as perguntas.

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