sábado, 23 de abril de 2016

A importância do Estágio Supervisionado na Formação do Professor de Matemática

Francisco Adriano Gomes Bezerra e Elon Lages Lima
 no I Encontro de Matemática Cearense
Nos cursos de Licenciatura das universidades o conhecimento prévio da profissão é de extrema importância para o estudante sentir-se mais seguro. No caso da “Profissão Professor” é preciso conhecê-la e, mais do que isso, é necessário vivenciá-la. Nesse sentido é importante debater a “Importância do Estágio Supervisionado na Formação do Professor de Matemática”, aliás, este é o tema principal desta matéria.
     Para falar sobre o assunto, entrevistei o professor de Matemática da Escola Wilebaldo Aguiar de Massapê Francisco Adriano Gomes Bezerra de 29 anos, Mestre em Matemática (PROFMAT/ UFPI - 2015). Foram feitas algumas perguntas a respeito do tema acima, confira abaixo:

01) Há mesmo a necessidade das disciplinas de Estágio Supervisionado nas universidades para que se tenha bons professores?

-“Acredito que sim. O Estágio Supervisionado é o primeiro contato do aluno de licenciatura com a sala de aula e é nesta fase que ele conhecerá o ambiente e a dinâmica de trabalho de um professor”.


02) De que forma o Estagio Supervisionado Contribui para que tenhamos professores qualificados?

-“O Estágio Supervisionado é um ponto de partida para que o aluno não entre em uma escola perdido. Ser um bom professor é algo difícil, isso leva tempo, dedicação, são muitas variáveis. Na realidade um bom professor não sabe explicar porque ele é bom, pois as vezes fazemos as mesmas coisas do outro e mesmo assim não somos bons. Seja apaixonado por sua disciplina e fique atento a uma coisa chamada carisma. É muito importante.”

03) Do que é realizado nas disciplinas de Estágio Supervisionado no curso de Matemática-Licenciatura,o que o estudante leva para a sala de aula no caso da profissão Professor?


-“Levamos principalmente teoria e muitas impressões verdadeiras e falsas acerca da sala de aula, um aluno esperto deve ficar atento às reflexões que serão feitas em grupo após as realizações dos estágios. Por exemplo, se você achou que a escola que visitou é uma loucura, que os alunos são indisciplinados, terá outro colega seu que achará tudo contrário que a escola e os alunos são maravilhosos, o que é importante é observar e não tomar decisões precipitadas”.


04) Você acha que um bom aluno de Estágio Supervisionado na universidade é também um bom professor?

-“Acredito que se ele encarar o Estágio Supervisionado seriamente ele já estará a caminho de ser um bom profissional”. 

05) Na sua opinião, quais os pontos positivos e negativos do Estágio Supervisionado?

-“Positivo: colocar o aluno em contato com a escola isso já é fundamental. Negativo: O Estágio Supervisionado deveria ser em períodos iniciais (3º período) para que o aluno conheça o que irá enfrentar, uma vez que ele não venha a se identificar, possa mudar de profissão, isso evitaria professores frustrados, o que implica em maus professores. (pelo menos na minha época foi nos períodos finais.)”.

As competências profissionais são frutos de conhecimentos adquiridos tanto na vida acadêmica quanto na vida profissional e pessoal sendo, portanto, um importante instrumento para a interação do estagiário e a realidade de seu campo de atuação profissional e, portanto, é dever das Universidades oferecerem suporte pedagógico os seus discentes.

Um comentário:

  1. Prezado Luciano, dê uma atenção maior à formatação. Em alguns pontos fica difícil a leitura.

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