segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Introdução a Probabilidade

      A história da teoria das probabilidades, teve início com os jogos de cartas, dados e de roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade. A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório. Se em um fenômeno aleatório as possibilidades são igualmente prováveis, então a probabilidade de ocorrer um evento A é:


   O estudo da da teoria de Probabilidade ajuda na tomada de decisão dos agentes governamentais e das organizações, usando como base a teoria de chances. Por exemplo, pode-se predizer a quantidade de crianças de sexo masculino e de sexo feminino nascidas dentro de um determinado período. A teoria de Probabilidade também tem sido extensivamente usada na determinação de qualidade (alta, média e baixa) de produtos industriais, por exemplo, para prever o número de peças defeituosas num processo de produção industrial.
     É um tema de grandes mistérios e contradições que despertou- me um grande interesse em tentar compreender melhor este pequeno universo dentro da matemática sua lógica busca integrar o acaso de fenômenos aleatórios com a frieza da de uma ciência exata: a Matemática.Isso me motivou  a gravar uma áudio-aula sobre o tema, justamente para incorporar o conceito oralmente, ouvir somente , preza de muita atenção do discente ouvinte além de disseminar um tipo de aula mais acessível à todos, inclusive aqueles que tem deficiência visual, além aguçar-lhe os sentidos, principalmente a audição, é claro.
       Acompanhe o áudio-aula abaixo com uma pequena introdução a ideia de Probabilidade:
       
     Muita gente acha que estudar através de áudio não vale a pena, alegando principalmente que é difícil se concentrar no que ouve. Mas, lembre-se: estudar por áudio é muito mais uma forma de inserir os estudos no seu dia-a-dia do que realizar uma análise aprofundada do conteúdo. A grande vantagem do áudio é que você pode estudar a partir do seu telefone celular ou qualquer player de música e um fone de ouvido em situações onde ler é impossível ou desconfortável.
     Portanto, a expectativa é que está aula favoreça um grande número de pessoas que tenham interesse no conteúdo, mas não tenha como estudar pelo método tradicional, ou seja, com os livros ou em sala de aula ou mesmo porque tenha alguma deficiência visual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário