segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Atividades Práticas na Escola

        As atividades práticas contribuem para o interesse e a aprendizagem matemáticos em sala de aula e também fora dela, especialmente quando são trabalhadas diretamente com o aluno. Elas são uma forma de trabalho do professor, ele  decide se vai querer utilizá-las, ou não, é uma decisão pedagógica que não depende apenas da boa vontade do docente, seu preparo ou condições dadas pela escola são fundamentais nesse sentido. Essas atividades requerem do aluno uma postura investigativa, porque podem fazer conjecturas, experimentar, errar, interagir com colegas e expor seus pontos de vista para testar a pertinência e validade das conclusões a que chegam durante tais atividades.
      Para falar mais da importância das atividades práticas o aluno Luciano da Silva Linhares da Universidade Estadual Vale do Acaraú do curso de Matemática-Licenciatura e atualmente administrador deste blog gravou um video sobre esse tema. Confura no video abaixo


      Portanto, as possibilidades de aprendizagem proporcionadas pelas atividades práticas dependem de como estas são propostas e desenvolvidas com os alunos. Atividades práticas que investiguem e questionem as ideias prévias dos educandos sobre determinados conceitos matemáticos e também das demais áreas do conhecimento podem favorecer a mudança conceitual, embora este processo de mudança nem sempre ocorra no sujeito . Além disto, a compreensão de um só conceito não dá conta de explicar a complexidade e riqueza de fenômenos naturais estudados, e a prática permite explorar outros conceitos envolvidos no fenômeno, assim como relacionar áreas do conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade. Dependendo de sua condução, as atividades práticas podem favorecer, entre os estudantes, modos de pensar, atitudes e até interconexões entre Ciência, tecnologia, ambiente e sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário